21/05/14


Universidade Plural


A defesa de uma Universidade Plural é um dos princípios fundamentais que norteiam a Lista A. Um princípio que tem vindo a ganhar força e se converte em imperativo neste momento de incerteza e de crescente pressão financeira, económica e política, de galopante desumanização e burocratização da vida académica. Uma Universidade Plural é aquela que sabe defender e assegurar, perante os desafios do presente, o respeito pela diversidade de saberes e de áreas de conhecimento que a constituem, pelos seus diferentes ritmos, modelos e valores; uma Universidade capaz de responder crítica e ativamente às exigências de estandardização e quantificação economicistas que, impostas de forma cega ou hegemónica, comprometem a qualidade efetiva do trabalho académico na sua vertente de ensino e de investigação, uma Universidade que sabe articular uma pluralidade de excelências com a humanização da vida académica.
Uma Universidade Plural, tal como a defende a Lista A, é ainda aquela que promove a coesão da Universidade na sua missão educativa e social enquanto agente produtor de conhecimento e fator de dinamização da identidade e do desenvolvimento regional e nacional, mas também aquela que, valorizando a universalidade da Ciência, integra, respeita e valoriza igualmente o Pensamento e a Cultura enquanto património inalienável sem o qual não é possível construir uma Universidade verdadeiramente moderna e europeia.

Do Senado
Compete à comissão científica do Senado Académico a análise dos processos e resultados da avaliação dos projetos científicos da Universidade e a emissão de pareceres sobre: a) a criação, transformação ou extinção de unidades orgânicas e suas subunidades; b) os regulamentos das unidades orgânicas; c) a concessão de títulos ou distinções honoríficas (in Estatutos da UM, art. 52).

Sem comentários: